Nectário Extrafloral
- Cerrado em Foco
- 12 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Os vegetais são o primeiro recurso alimentar na maioria das cadeias tróficas, por isso são considerados estruturadores das comunidades, uma vez que a sobrevivência dos outros níveis depende direta ou indiretamente desses produtores. Os efeitos da herbivoria influenciam e interferem, significativamente, na taxa de crescimento, florescimento, reprodução e sobrevivência.

As plantas que possuem adaptações defensivas contra a herbivoria possuem maior sucesso, visto que essas defesas minimizam os danos dos herbívoros. Um dessas defesas é a indireta ou biótica que são quando as plantas dependem de inimigos naturais dos herbívoros que geram uma proteção às plantas. Nesse contexto, as plantas, ao longo de sua história evolutiva, desenvolveram características como nectários extraflorais que atraem e permitem a permanência de visitantes em sua maioria formigas e aranhas.
Tal interação planta-formiga é denominada mirmecofilia, considerada mutualística devido aos inúmeros benefícios tais como a ação anti-herbivoria, que as formigas realizam ao caçar e afugentar os outros inimigos naturais, essa redução na predação foliar aumenta a frutificação em algumas espécies. Por outro lado, a produção do néctar extrafloral beneficia significativamente as formigas, aumentando sua chance de sobrevivência e reprodução desses insetos. Contudo, outros artrópodes também se alimentam desse recurso, tal como aranhas, vespas e besouros entre outros.
Os Nectários extraflorais são glândulas secretoras de néctar que permitem a associação com elementos da fauna, principalmente formigas, reforçando o sistema de defesa das plantas (Elias 1983; Madureira e Sobrinho 2002). Os nectários extraflorais são classificados em 7 tipos: I- Sem forma (Formless nectaries), quando não apresenta glândula ou estrutura evidente, mas mesmo assim secretam néctar; II- Achatado (Flattened nectaries) superfície da glândula encontra-se no mesmo nível da superfície do tecido circundante; III- Cova (Pit nectaries), quando forma uma depressão em relação ao tecido circundante, em geral arredondada; IV- Oco (Hollow nectaries) quando forma um estreito canal ou fenda no tecido circundante; V- Tricomas (Scalelike nectaries) consiste em tricomas especializados na produção do néctar; IV- Elevados (Elevaded nectaries), quando a glândula está acima do nível de superfície do tecido circundante; VII- embutido (Embedded nectaries), quando a glândula está totalmente inserida no tecido, podendo formar um disco mesofilo foliar.
Referências
Pires, M. A comunidade de plantas com nectários extraflorais em uma savana brasileira: morfologia, fenologia e a fauna associada. 2015. 52 p. Tese (Mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais)-Instituto de biologia, Universidade Federal de Uberlândia, UFU, MG, Brasil, 2015.
Комментарии