Eriocaulaceae - Sempre Vivas
- Cerrado em Foco
- 8 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Eriocaulaceae é conhecida como a família das plantas sempre-vivas, e possuem cerca de 1200 espécies reunidas em dez gêneros. 𝑃𝑎𝑒𝑝𝑎𝑙𝑎𝑛𝑡ℎ𝑢𝑠 Kunth conhecida como Sombreiro é o maior gênero, com 485 espécies, distribuindo-se quase exclusivamente nas Américas Central e do Sul. No Brasil são referidas 407 espécies.

Essa planta da foto em especial, é comumente chamada chuveirinho e pertence ao gênero 𝐴𝑐𝑡𝑖𝑛𝑜𝑐𝑒𝑝ℎ𝑎𝑙𝑢𝑠 (Koern.) Sano, que é endêmico do Brasil, compreendendo cerca de 50 espécies que ocorrem principalmente no estado de Minas Gerais. Anteriormente suas espécies faziam parte do gênero 𝑃𝑎𝑒𝑝𝑎𝑙𝑎𝑛𝑡ℎ𝑢𝑠, mas estudos recentes demonstraram que os dois grupos são filogeneticamente distintos.
As plantas da família Eriocaulaceae estão presentes em diversas fisionomias do Cerrado, mas principalmente nos campos de altitude e campos rupestres. Esse belo registro foi feito dentro do Parque Estadual da Serra dos Pireneus - GO, onde possuem grandes populações dessa espécie.

O acelerado avanço de degradação ambiental sobre o Cerrado é preocupante em relação a muitas espécies de sempre-vivas. Como forma de reverter esse processo, o ICMbio está fazendo um Plano Nacional de Conservação das Sempre-Vivas com o intuito de reduzir os impactos sobre as populações naturais destas plantas.
Referências:
WWF-Brasil | Chuveirinho Sano P. T. Fenologia de Paepalanthus hilairei Koem., P. polyanthus (Bong.) Kunth e P. robustus Silveira: Paepalanthus sect. Actinocephalus Koem. – Eriocaulaceae. 1996 Oriani A, Scatena VL,Sano PT. Morphological architecture of Actinocephalus (Koern.) Sano (Eriocaulaceae-Poales). 2008 ICMbio | Plano Nacional de Conservação das Sempre-Vivas
Comments