Hotspots de Biodiversidade
- Cerrado em Foco
- 12 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de abr. de 2020
Você já ouviu falar sobre o termo ‘Hotspot de Biodiversidade’? Ou você sabe quais são os Hotspots do Brasil?

Até o presente momento a grande maioria dos biomas mundiais são prejudicados em algum nível pela ação humana. Porém, existem alguns critérios para definir quais áreas devemos dar uma maior atenção devido a nossa escassez de recursos e de tempo. Essas áreas são chamadas de Hotspot de Biodiversidade.
O nível de endemismo (espécies que somente ocorrem em determinada área ou região) e de degradação de habitat são dois dos principais motivos elencados por um cientista chamado Myers em 1988, para definir quais biomas mundiais estão “em perigo”.
O nosso Bioma Cerrado possui uma das maiores biodiversidades do mundo, o número estimado é superior a 7.000 espécies endêmicas. Porém, apesar de sua importante biodiversidade, apenas 2,2% da área do cerrado se encontra legalmente protegida, e, as taxas de desmatamento no bioma têm sido historicamente superiores às da floresta Amazônica, portanto é considerado um Hotspot brasileiro.
Um outro bioma brasileiro com as mesmas características de endemismo e ameaças a biodiversidade é a Mata Atlântica, onde ocupa cerca de 15% do território nacional e que historicamente é o primeiro bioma a sofrer com as ações dos colonizadores oriundos de Portugal, resultando ao longo dos anos em níveis altos de devastação e fragmentação dos remanescentes florestais existentes.
Comments