top of page

Quais as características principais do Cerrado?

Atualizado: 18 de abr. de 2020

O Cerrado é considerado o segundo maior bioma do Brasil, ocupando cerca de 24% do território nacional. Está presente nos estados da região centro-oeste do país, assim como em parte de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Maranhão.

O bioma Cerrado possui uma das maiores biodiversidades do mundo, o número estimado é superior a 7.000 espécies endêmicas, ou seja, aquelas espécies que só ocorrem em uma determinada área ou região. Apesar de sua importante biodiversidade, apenas 2,2% da área do cerrado se encontra legalmente protegida, e, as taxas de desmatamento no bioma têm sido historicamente superiores às da floresta Amazônica.


Um fator primordial que determina um tipo de vegetação é o clima, que entre outros fatores abióticos como características do solo, influencia a distribuição das espécies vegetais e afeta a caracterização da vegetação do Cerrado.

Segundo a classificação climática de Köppen-Geiger, o Cerrado é categorizado em AW com duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno seco.



O Cerrado é um complexo vegetacional com três grandes formações. As formações florestais, compostas por espécies arbóreas com dossel contínuo, as savânicas que possuem árvores e arbustos separados sobre um estrato graminoso, sem dossel contínuo ou descontínuo e, finalmente, as campestres que possuem espécies herbáceas e algumas arbustivas.


Enquadradas nessas formações pode-se descrever 11 tipos de vegetação, consideradas como fitofisionomias. Nas formações florestais encontram-se a Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca e Cerradão, nas formações savânicas o

Cerrado sentido restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral e Vereda, já nas campestres estão o Campo Sujo, Campo Limpo e Campo Rupestre.




Comments


Site desenvolvido pelas acadêmicas Isabela Santos, Vanessa Basílio e Wanessa Freire com orientação da Profª Drª Juliana Simião.

  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
bottom of page